DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO I

12 - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO I

Ementa

Introdução ao estudo de Didática: seu objetivo de estudo. Relação entre prática educativa, Pedagogia e Didática. Didática e democratização do ensino. As características de ensino na escola. Processo de ensino na escola. O processo de ensino e o estudo ativo. Os objetivos e conteúdos de ensino. A importância, conceito de método de ensino. A relação objetivo-conteúdo-método. Estruturas didáticas . Avaliação da prática escolar: instrumento de verificação do rendimento escolar. Importância do planejamento escolar. Relação professor aluno na sala de aula.

Básica:
LIBÂNEO, José Carlos. Objeto de estudo: o processo de ensino. In:____ Didática. São Paulo: Cortez, 1991, p. 54-71.
LIBÂNEO, José Carlos. Contribuição das ciências da educação na constituição do objeto da Didática. Anais do VII ENDIPE. UFG. Goiânia, 1994, p. 65-78
LIBÂNEO, José Carlos. Conceito de método de ensino. In:____ Didática. São Paulo: Cortez, 1991, p.150-153.
LIBÂNEO, José Carlos. A aula como forma de organização do ensino. In:____ Didática. São Paulo: Cortez, 1991, p. 177-193.
Complementar:
LIMA, Soraiha Miranda. O que há com nossas escolas? A Tribuna. Rondonópolis, 30/31 março de 1996.
LIMA, Soraiha Miranda. Aprendizagem significativa: a ação construtiva do aluno e a mediação pedagógica do professor. Busca e Movimento. Rondonópolis: Departamento de Educação/ICHS/CUR/UFMT, 1999.
LIMA, Soraiha Miranda. O processo ensino-aprendizagem (mimeo).
MAURI, eresa. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteúdos escolares? In: ____ O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996, p. 79-122.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.