PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

7 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Ementa

Introdução ao estudo da Psicologia como ciência: seu objeto de estudo. Relação entre Psicologia e Pedagogia: A Psicologia escolar. Desenvolvimento psicomotor, emocional, cognitivo, social e os processos de aprendizagem na infância. Os distúrbios de evolução escolar, distúrbios da conduta e distúrbios da aprendizagem. Identificação do problema e propostas de encaminhamento.

Básica:
BLEGER, J. Psicologia da Conduta. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
BOCK, Ana M. B. Psicologias:Uma Introdução ao Estado de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1995.
BRENNER, C. Noções Básicas de Psicanálise. São Paulo:Imago, 1987.
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
FIGUEIREDO, L. C. As Matrizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis : Vozes,  1995.
FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as Psicologias: da Epistemologia à Ética das Práticas e Discursos Psicológicos. São Paulo:EDUC,  1995.
FREUD, Sigmund. Os Pensamentos. São Paulo: Abril Cultural. 1978.
JAPIASSU, H.A psicologia dos Psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
KUFER, M.C. Freud e a Educação. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1995.
LURIA, A. R. A. Psicologia como Ciência. O Objetivo e a Importância Prática. In:____ Curso de Psicologia Geral. 1.ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1991. v.1, 115p.
____ Psicologia como Ciência. O Objetivo e a Importância Prática. In:____ Curso de Psicologia Geral. 2.ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1991.v.2, 97 p.
RAPPAPORT, C. R.; FIORI, W.R.; DAVIS, C. Teorias do Desenvolvimento Conceitos Fundamentais. São Paulo:EPU, 1994.
Complementar:
GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação – Fundamentos Teóricos – aplicação à Prática Pedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação – O mestre do Impossível. Ed. São Paulo: Scipione, 2000. (Coleção Pensamento e ação no Magistério)
MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da Educação. São Paulo: FTD. 1996. (Coleção Aprender e ensinar)
OLIVEIRA, Marta Kokl de. Vygotsky – Aprendendo e desenvolvimento. Um processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998. (Coleção: Pensamento e Ação no Magistério)
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice M. D’Amarim. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky – Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 2000.