Olimpíada

XV Olimpíada Brasileira de Astronomia será realizada nesta sexta, dia 10

Diego (esquerda) e Artur (direita), medalhistas do Câmpus Jataí, com os certificados da XIV Olimpíada de AstronomiaDesde o ano de 1998 o Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que é realizada anualmente numa ação conjunta da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB), Furnas Centrais Elétricas S/A, escolas e professores do ensino básico de todo o Brasil.

O evento envolve alunos do ensino fundamental e médio do Brasil inteiro e tem como objetivo principal incentivar os alunos a gostar de Ciências, a observar mais o céu, a conhecer um pouco mais sobre a Astronomia, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

De acordo com a professora Marta João Francisco da Silva Souza, “nos últimos anos, a participação dos alunos do Câmpus Jataí vêm aumentando, tanto em quantidade como em qualidade”. No ano passado, pelo quinto ano consecutivo, os alunos do Câmpus Jataí se destacaram na região.

Destaques

Cassiano Silva, do Câmpus Jataí, foi um dos medalhistas do ano passadoCassiano Bueno Silva, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Informática e Artur Fernandes Almeida, que concluiu este ano o curso técnico integrado em Eletrotécnica, receberam medalhas de bronze. Artur, 18 anos, que já participou de quatro olimpíadas de astronomia, garante que “com a Olimpíada se aprende mais que estudando fora. As questões são bem elaboradas e explicam alguns fenômenos. Então, só de fazer a prova já se aprende muito”.

Além dessas duas medalhas, Diego da Silva Lima, concluinte do curso técnico integrado em Informática conquistou a primeira medalha de ouro do Câmpus Jataí nas edições da OBA. Diego, de 18 anos, hoje já cursa Psicologia e garante que o trabalho de divulgação feito no IFG foi o que o motivou a participar: “participei pela divulgação feita pela professora Marta João com os alunos dos cursos”.

Participaram da OBA do ano passado, 803.212 estudantes distribuídos por 9.181 escolas de todos os estados o Brasil.

Certificados

Todos os anos, a comissão organizadora da OBA envia certificados para todos os alunos participantes, bem como materiais didáticos para as escolas (CDs, revistas de divulgação científica, livros). Os alunos com bom desempenho, além de receberem medalhas, são convidados, juntamente com o professor representante da OBA na escola, para participar de cursos de aperfeiçoamento na área.

XV OBA

Este ano a prova da XV OBA ocorrerá nesta sexta-feira, 11 de maio, às 14 horas. Todos os alunos do ensino médio estão convidados a participar e, para isso, devem procurar o professor responsável pela disciplina de Física até a sexta-feira.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí com informações da professora Marta João.

Última atualização ( Qua, 09/05/2012 )