Matrícula 2012/1

Período de matrícula para veteranos dos cursos técnicos e superiores começa dia 6 de fevereiro

O período de matrícula para os alunos veteranos dos cursos Técnicos Integrados, Proeja e Subsequente do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Jataí, será de 6 a 10 de fevereiro, pela Internet, por meio do endereço eletrônico http://academico.ifg.edu.br/. Essa renovação de matrícula é a manifestação de interesse do aluno em cursar na Instituição o primeiro semestre de 2012 e é, portanto, obrigatória. Para iniciar o procedimento online, o aluno deve clicar no ícone “Renovação de Matrícula” (Figura 1).  Para os cursos superiores, nesse período será realizada a pré-matrícula e, depois, de 2 a 6 de março, os alunos que fizeram a pré-matrícula irão fazer o pedido das disciplinas que desejam cursar.

Para a seleção de disciplinas, devem ser observados os seguintes passos:

- Acessar o sistema acadêmico web;

- Fazer login no sistema acadêmico do Instituto (digitando a sua matrícula e senha);

- Selecionar a opção “Pedidos de Matrícula”, que é o segundo item da lista de opções exibidas abaixo do seu nome;

- Selecionar as disciplinas conforme mostra a Figura 2.

- Após ter escolhido todos os “diários” e tê-los colocado na ordem de prioridade desejada, clique no botão “Salvar” e assim o seu pedido será salvo. Para aumentar a prioridade de um diário, basta clicar no botão “Cima”. Clique no botão “Baixo”, caso queira diminuir a prioridade da disciplina.

- O aluno pode escolher disciplinas equivalentes que não pertencem à matriz do curso. Procure o seu coordenador para ter a relação das disciplinas equivalentes.

Esse pedido de disciplinas não garante que o aluno irá conseguir a vaga na disciplina escolhida. O sistema informatizado irá processar todos os pedidos para matricular os alunos nas disciplinas, conforme o limite de vagas e alguns critérios de seleção.

Aceite de disciplinas

Após esse procedimento, os alunos dos cursos superiores do IFG devem acessar o Q-Acadêmico a partir de 08 de março para verificar se as disciplinas solicitadas foram aceitas. No período de 13 a 15 de março, estará disponível uma última etapa de pedido de matrícula, para novos pedidos ou ajuste da solicitação da 1ª etapa.

Para esclarecer todas as dúvidas e conhecer as orientações para realização da pré-matrícula, o aluno deverá consultar o Manual de Pedido de Matrícula em Disciplinas pelo Q-Acadêmico Web, disponível nessa página: http://www.ifg.edu.br/proen/daa/images/Downloads/renova_matricula/manual_de_pedido_de_matricula_pelo_q-academico_web.pdf

Cursos técnicos

Os procedimentos para a matrícula dos alunos veteranos dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente e Proeja são mais simples, pois não envolvem a seleção de disciplinas. Após o encerramento dos períodos de 2012 (cursos anuais) e 2011/2 (cursos semestrais) o aluno do Câmpus Jataí deverá renovar sua matrícula para o período 2012 ou 2012/1, também de 6 a 10 de fevereiro.

O aluno deve acessar o sistema Q-Acadêmico web, fazer login e  clicar no ícone “Renovação de matrícula”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Última atualização ( Qui, 02/02/2012 )